quinta-feira, outubro 07, 2004

Propostas

Julião Sarmento Ghosts

CAV - Centro de Artes Visuais - Encontros de Fotografia

Julião Sarmento apresenta-nos duas obras em vídeo, de carácter interactivo. Ghosts e Ghost: trata-se de duas instalações vídeo, a cores, com som, datadas de 2004, tendo sido especialmente produzidas para o contexto desta exposição. Através da recorrência a dispositivos de interactividade, em que o espectador desempenha necessariamente um papel fulcral, Julião Sarmento procura questionar mecanismos de produção de sentido, de construção da memória e de apreensão do real. Com base numa premissa dual: presença/ ausência, convida o espectador a entrar num jogo de percepção em que o som funciona simultaneamente como elemento agregador e como dispositivo de acção. Por ocasião da exposição será editado um Catálogo com imagens das duas obras e um texto de David Barro.

Pátio da Inquisição, 10
3000 Coimbra, Portugal
De Terça a Domingo das 10:00 às 19:00, até 26 dez
www.cav.net4b.pt
T: + 351 239 826 178


Bernard Mazo Conferência Poesia Árabe Contemporânea

Casa Fernando Pessoa, dia 12 de Outubro, pelas 18.30

A apresentação e moderação da sessão estará a cargo do poeta Casimiro de Brito. Haverá ainda lugar para a leitura de grandes vozes poéticas do mundo árabe contemporâneo como Mamouhd Darwich e Adónis.

Bernard Mazo nasceu em Paris, em 1939. Poeta e ensaísta, crítico literário, colabora em diversas publicações e é co-director do jornal mensal Aujourd'hui Poème, membro do comité de redacção da revista Poesia 1, de Quantara, a revista do Instituto do Mundo Árabe, membro da Academia Mallarmé, do PEN Club Francês e secretário geral do Prémio Apollinaire. Publicou 8 livros de poesia, Cette absence infinie au coeur des Choses (2004), La Vie Foudroyée (1999), Dans le Froid Mortel de l'Exil (1998), Dilapidation du Silence (1981), La Parole Retrouvé (1985), Mouvante Mémoire (1970), La Chaleur Durable (1966) e Passage du Silence (1964). A sua obra figura em diversas antologias da poesia francesa contemporânea.

www.casafernandopessoa.com

Sem comentários: